O Colégio Invisível é um grupo de pesquisadores trabalhando numa linha de conhecimento ou especialidade científica. É a organização grupal não institucionalizada de uma ciência. É a comunidade científica multidimensional, informal com vínculo consciencial pela idéia a ser pesquisada e implementada na prática pela coordenação da comunicação efetiva (eficiente e eficaz) e encontros assíduos entre seus membros.
O Colégio Invisível da Conscienciologia é um grupo de pesquisadores trabalhando numa linha de conhecimento ou especialidade da Ciência Conscienciologia. É uma comunidade científica multidimensional, informal, com vínculo consciencial pela ideia a ser pesquisada. Na prática a comunidade é implementada através da comunicação coordenada e efetiva de seus membros em encontros virtuais assíduos e periódicos.
Termo. Robert Boyle (1627-1691) foi o criador do termo “Colégio Invisível” (entenda-se: sem edifício nem paredes), sendo muito utilizado no século 17, sendo o predecessor informal da Royal Society.
Especialidade. O estudo dos Colégios Invisíveis está relacionado com a Conscienciocentrologia. Através do paradigma consciencial, as organizações sociais das consciências tendem a ser multidimensionais, universalistas e centradas na consciência. O funcionamento suprainstitucional e, até melhor, transinstitucional dos Colégios Invisíveis é uma evidência do processo conscienciocêntrico.
Conscienciocentrologia. As instituições conscienciocêntricas organizam os seus pesquisadores voluntários em grupos de pesquisa em torno das especialidades da Conscienciologia e estes participam dos Colégios Invisíveis das respectivas especialidades.
Participação. É o abertismo dos Colégios Invisíveis que permite a participação de pesquisadores independentes não voluntários de instituições conscienciocêntricas. É o universalismo dos Colégios Invisíveis que permitirá a participação sinérgica de pesquisadores de diversas instituições conscienciocêntricas trabalhando junto sem rivalismo científico, pois a pesquisa conscienciológica é assistencial.
Coordenação. Os Colégios Invisíveis são coordenados por um pesquisador com autoridade moral na especialidade. Isso significa que tem realizado grande esforço na promoção e desenvolvimento e divulgação científica daquela especialidade, seja por estudos, pesquisas pessoais, cursos, publicação de artigos e livros.
Referência:
1. Almeida, Roberto; Colégios Invisíveis da Conscienciologia; artigo online : http://www.colegios-invisiveis-da-conscienciologia.org/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=2
Os Colégios Invisíveis dos Conscienciólogos representam uma oportunidade de otimização das reciclagens necessárias ao fortalecimento do vínculo consciencial com as idéias da Conscienciologia, de atuação no voluntariado na pesquisa e de criação do megacomprometimento existencial.
Importante lembrar a noção de convergência de interesses presente na vínculação parapesquisística. Uma autopesquisa ajuda na autoconscienciometria, no autodiagnóstico, na autocura, na autossuperação, na autorecin, no autoexemplarismo, na autassistencialidade, na autoproexidade, na autogesconabilidade e no autocompletismo existencial.
Os Colégios Invisíveis da Conscienciologia Fazem parte da CCCI (Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional )